Mercado Imobiliário

5 dicas na hora de comprar o primeiro imóvel

O primeiro imóvel é uma conquista única, por isso é imprescindível ter um planejamento bem definido. Antes de efetuar a compra é importante estar atento aos detalhes, pesquisar e ter a consciência de que, mais importante que avaliar o preço é necessário entender o valor do imóvel.

Para ajudar nessa decisão única, separamos cinco dicas para quem busca conquistar o primeiro imóvel dos sonhos.

Planejamento é fundamental

casal jovem planejando o primeiro imóvel

Antes de começar a procurar o lar tão almejado é necessário ter um planejamento, pois a aquisição de um imóvel causa um grande impacto não somente na vida financeira, mas também pessoal e familiar. Comece organizando seu orçamento, colocando todos os gastos e ganhos na ponta do lápis, e depois defina qual a quantia será destinada para a compra do futuro imóvel.

Caso já tenha a parte financeira organizada, defina qual será o montante utilizado para dar entrada na negociação. Quanto maior for o sinal, menor será o valor das parcelas do financiamento e o valor total no final. Além disso, antes de fechar um financiamento converse com o seu gerente e faça algumas simulações para conhecer todas as opções oferecidas.

Pesquise sempre

Por mais ansioso que você esteja para conquistar o tão sonhado primeiro imóvel, pesquise com calma. No mercado já existem várias formas de fazer uma pesquisa qualificada, seja ela via on-line ou off-line, através de consultorias profissionais. Tente conseguir o máximo de informações, tais como: vizinhança, disponibilidade de transportes públicos, comércio local, trânsito e vias de acesso, barulho e segurança.

Procure sempre imóveis que se enquadrem no perfil da sua família. Pode parecer algo lógico, que certamente você já está fazendo, porém lembre-se de pensar sempre a longo prazo. Você pretende ter quantos filhos? Quantas vagas na garagem serão necessárias daqui a alguns anos? Saber exatamente o que se quer ajuda na hora de tomar uma decisão e a não ficar refém de corretores ou ofertas inesperadas.

Escolha uma empresa/corretor de confiança.

casal primeiro imóvel corretor

Como em toda primeira vez, a compra do primeiro imóvel vem agregada de um grande aprendizado. É muito importante confiar na empresa ou no corretor que está auxiliando na sua decisão.

Escolha sempre empresas consolidadas e com anos de mercado imobiliário. Pela bagagem e experiência, o corretor estará apto a indicar imóveis mais adequados para o perfil da sua família, ajudando — e muito — na parte da pesquisa.

Fique atento às taxa extras

Na hora de elaborar o seu planejamento financeiro, evite surpresas e reserve um local para as taxas extras. Converse com o consultor ou pesquise quais taxas são necessárias para o seu processo de compra. As taxas mais comuns são as de transferências, que variam de acordo com o estado, além dos encargos bancários e questões referentes à documentação.

Certifique-se da liquidez e condições do primeiro imóvel

jovem casal observando um apartamento com o corretor de imóveis

Para evitar frustrações e preocupações futuras, avalie bem o estado do imóvel. Confira a estrutura, o acabamento, as instalações hidráulicas e elétricas e o aspecto geral de conservação da construção. Faça o mesmo com as áreas de uso comum (se houver), como garagem, corredores e outros espaços. Além disso, confira quais são as condições internas de ventilação, umidade, temperatura e isolamento acústico. Uma dica importante e nem sempre lembrada é a de observar a orientação do sol em relação ao imóvel.

Outro ponto é pensar na liquidez da casa ou apartamento. Se possível, escolha algo localizado em bairros valorizados e que tenham muita procura. Tudo para que, em um segundo instante, seja fácil de vender ou alugar o imóvel.

Esperamos ter ajudado no seu processo de decisão. Gostou? Compartilhe esse post nas redes sociais. Ajude outras pessoas que querem adquirir o primeiro imóvel.

Você também pode gostar
automação Residencial WI-FI
Automação residencial WI-FI : 05 motivos para você ter em sua casa
Confira dicas para montar um cinema com produtos High End na sua casa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This