Sem categoria

A integração da Varanda abriu espaço para novos ambientes

Umas das novas tendências observada na arquitetura e decoração é a integração da varanda ao restante dos ambientes dos apartamentos. Além de permitir um melhor aproveitamento do espaço, é uma excelente forma de integrar uma nova área social e gerar um lugar de lazer que não fique isolado dos demais ambientes da casa.

Também conhecidas como living, as varandas podem ser integradas às salas, quartos e até cozinhas, gerando amplitude para os apartamentos. Por ser versátil e multifuncional, a varanda também pode se transformar em novos espaços tais como: área gourmet, home office, sala de leitura ou family room. Para colocar em prática a integração, é importante que a varanda acompanhe o estilo da sala.

Listamos alguns exemplos e inspirações de projetos para integrar a varanda do seu apartamento. Confira!

Quarto

Uma ótima ideia para aproveitar o espaço que a varanda oferece nos quartos, são os Home Offices. Caso algum membro da família trabalhe ou estude em casa, ganhará um espaço arejado e iluminado para desenvolver os afazeres.

 

Para o quarto das crianças, a varanda pode ser transformada em uma espaço de desenvolvimento criativo ou brinquedoteca, aumentando o espaço útil do quarto.

Já para os amantes da leitura, a varanda pode ser convertida facilmente em um canto bem intimista e confortável, com uma poltrona (almofadas ou puffs) em composição com uma estante de livros ou um baú. Isso permite um espaço único, que reflete bem a personalidade dos moradores.

Sala

As opções de integração da sala com a varanda são variadas. Uma das mais observadas é a transformação do espaço em uma área gourmet. Aproveitando a fácil circulação do ar, pode facilmente ser utilizado para receber visitas, em um jantar ou almoço, tendo todo o conforto de um ambiente mais arejado, sem interferir na dinâmica do resto do apartamento.

Outra maneira de aproveitar bem o novo espaço, é deslocando a sala de jantar, que normalmente está acoplada da cozinha, para a varanda. Além de conseguir um espaço mais aberto, sua família pode aproveitar a vista enquanto faz as refeições.

sala de jantar varanda integrada

No caso de um perfil de moradores mais noturnos, que gostem de receber e realizar eventos íntimos, o espaço pode ser moldado para um formato de mini bar. Com uma configuração parecida com a área gourmet, a varanda pode ser composta por itens que facilitem a sua utilização, sem interferir no restante dos cômodos da casa.

Dicas

  1. Escolha sempre móveis impermeáveis ou com resistência à luz do sol. Pela alta exposição do espaço à luz, água e vento, é válido escolher móveis com alta proteção.
  2. É sempre muito importante que a varanda acompanhe o estilo da sala e da família. Na hora de decorar, analise a dinâmica da decoração da casa, principalmente se a varanda for integrada à sala do apartamento.
  3. Procure apartamentos que possuem vidros com tecnologia que protegem sua família. Já existem no mercado tecnologias nos vidros que bloqueiam até 99% dos raios UV

Agora que você sabe mais sobre o conceito varanda integrada, não deixe de aproveitar esse espaço na sua casa, inspirações não vão faltar. Fique por dentro dessas e outras dicas aqui no nosso blog.


Você também pode gostar
Conheça mais sobre o mármore
Confira 5 dicas para auxiliar na venda do seu imóvel

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This