Sem categoria

Conheça mais sobre o mármore

Já havíamos contado tudo sobre características e variedades do piso de porcelanato aqui no blog. Demos dicas e aconselhamos você sobre a importância da escolha correta de piso no momento de adquirir um imóvel. Hoje falaremos sobre outro material indicado pelos arquitetos, não só na estrutura do imóvel, como na composição de ambientes: o mármore.

Na hora de construir ou reformar, diversas construtoras – ou até mesmo proprietários – optam por materiais econômicos. Mas será que esta economia é real, ou acaba sendo o “barato que sai caro”? Infelizmente, é uma economia irreal.

Além de ser um dos acabamentos que mais expressa elegância e requinte, o mármore possui uma maior qualidade em relação à outros pisos. Sua manutenção é bastante facilitada, o que gera economia a longo prazo. Por ser um material frio, é também ideal para composições em ambientes de clima tropical, uma vez que ele ajuda na diminuição do calor.

Arquitetando

Considerado por arquitetos um item não só belo como luxuoso, o mármore é um material versátil e que pode ser utilizado na decoração de diversos ambientes em seu imóvel: desde revestimento em pisos e paredes, banheiros e até em áreas comuns em edifícios. Sua aplicação em pequenos detalhes também é um praxe na arquitetura contemporânea, já que transforma o simples em sofisticado.

Sua composição física é também fascinante. O mármore pode ser definido como uma rocha metamórfica, constituída principalmente de calcita ou dolomita. Sua formação acontece através da alta pressão e possui granulação variável, frequentemente provida com veios coloridos, o que resulta em sua bela aparência. Historicamente, o material foi utilizado em esculturas e construções clássicas, como os famosos Mármores de Elgin.

Tipos de mármore mais utilizados

Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de tipos de mármore disponíveis. Antes de entrarmos em suas classificações, vamos falar sobre os acabamentos:

  • Bruto: o mármore não recebe nenhum tratamento, mantendo as características originais;
  • Polido: o material recebe um tratamento especial que o deixa brilhoso e liso;
  • Levigado: neste processo a peça é lixada, conferindo uma superfície lisa e uniforme, mas sem brilho;
  • Jateado: utilizado também em vidros, esse processo consiste em jogar areia em alta pressão na superfície causando aspecto de mais áspero;
  • Flameado: o mármore fica com o aspecto rugoso, devido a um processo realizado à base de fogo;
  • Apicoado: aqui a pedra é submetida a um processo de desbastamento, conferindo pequenos relevos e deixando-a mais áspera e menos escorregadia.

É possível encontrar, somente no Brasil, uma variedade que ultrapassa 20 tipos. Separamos aqui cinco modelos para você se inspirar:

Carrara

Oriundo da cidade de Carrara, na Itália, este possui uma coloração branca com veios cinzas. Utilizado em bancadas, paredes e até nas esculturas antigas – como David de Michelangelo – esse mármore não é só versátil como elegante.

Mármore Carrara

 

Piguês

Procedente da Grécia, o mármore Piguês é um tipo de rocha sedimentar que é utilizado há séculos em templos e monumentos. 

Mármore Piguês

Bege Bahia

Oriundo do estado da Bahia, também conhecido como Travertino do Brasil, é um dos mais utilizados do país. Possui uma cor bege clara, facilitando a composição na decoração.

Mármore Bege Bahia

 

Travertino

Originário da Itália, é considerado o mármore mais utilizado em construções e acabamentos. Seu material poroso, permite que seja utilizado preferencialmente em ambientes internos.

Mármore Travertino

Verona

Possui uma tonalidade característica de tons vermelhos claros e escuros. É um mármore nobre que pode ser usado para ambientes internos onde o mármore pode ter maior durabilidade.

Mármore Rosso Verona

Gostou desta postagem? Compartilhe o conteúdo e deixe todo o mundo sabendo um pouco mais sobre mármore!

Você também pode gostar
A integração da Varanda abriu espaço para novos ambientes
Confira 5 dicas para auxiliar na venda do seu imóvel
mercado imobiliário
Mercado imobiliário acelera recuperação e promete surpreender em 2018

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This