Arquitetura Decoração e Paisagismo

Piso de porcelanato, características, variedades e dicas

porcelanato

Na hora de adquirir um imóvel é fundamental observar o piso que compõe cada ambiente, evitando assim arrependimentos e garantindo a qualidade de vida dos futuros moradores. Por ser um piso frio, tipo cerâmico, e possuir em sua composição materiais nobres, o porcelanato é um dos preferidos dos arquitetos e proprietários de imóveis. Presente tanto em áreas internas, quanto em áreas externas, o porcelanato também é um dos revestimentos mais utilizados nos projetos residenciais modernos e de alta qualidade.

A seguir, listamos algumas informações importantes para você conhecer melhor esse revestimento cerâmico. Confira!

Características do Porcelanato

O material possui um processo de fabricação diferente em relação aos outros pisos cerâmicos comuns. Esse revestimento é composto por materiais nobres, sendo mais resistente em relação aos demais. A massa do porcelanato é composta, basicamente, por uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas e, às vezes, caulins, filitos e aditivos, quando necessários.

Em seu assentamento, é importante utilizar uma argamassa especial, devida a sua absorção de água tender a zero, ao invés das tradicionais massas de assentamento utilizadas para cerâmicas, pedras e granitos. Além disso, é indicado comprar o rejunte recomendado pelo fabricante do porcelanato.

Variedade

O porcelanato é bem versátil e oferece um número cada vez maior de opções de tamanhos, cores ou texturas. E quando há muitas opções, temos faixas de preços diferentes e, portanto, a chance de você achar um tipo que se encaixe no seu gosto é alta. Os tipos mais comuns encontrados no mercado são: acetinado, polido e esmaltado.

Acetinado

Esse porcelanato tem como característica um acabamento com menos brilho, sendo fosco, frio e também muito fácil de limpar. Mais resistente, ele não sofre riscos, não mancha com facilidade e é menos escorregadio, sendo ideal para garagens e banheiros. Possui uma textura acetinada bem interessante, que agrada a muita gente, pelo fato de ter menos brilho deixando a vista menos cansada e o ambiente mais aconchegante.

Polido

Ao contrário do acetinado, esse porcelanato tem a textura lisa e brilhante, apresentando uma estética requintada. O polido ou técnico, como também é conhecido, é mais sofisticado do que os outros, podendo ser usado em salas, banheiros, quartos e cozinhas, porém, pode manchar com mais facilidade do que outros e ser escorregadio, principalmente se for instalado em áreas úmidas.

Esmaltado

Podendo receber uma camada de esmalte por cima do revestimento, o esmaltado pode ser encontrado com diversos tipos de desenhos ou estampas podendo ser ásperas, lisas, foscas ou brilhantes. Possui maior resistência a manchas e possibilidades de design mais sofisticado, devido ao acabamento que o esmalte proporciona. Uma vez que suas características são como de cerâmica fria, esse porcelanato é o mais fácil de cuidar e não exigem manutenção constante.

Dicas

  1. Para limpar o porcelanato, basta varrer e passar um pano macio umedecido com água e detergente neutro. Nunca deve ser usado impermeabilizante ou cera!
  2. Você pode escolher a textura e o tipo de piso com antecedência, levando em consideração o ambiente em que ele será instalado
  3. Use a argamassa específica para assentar o porcelanato e opte por aquela de melhor qualidade

Agora que você sabe mais sobre o porcelanato, fique atento quando for procurar um novo imóvel, certifique-se da qualidade e origem do piso. Fique por dentro dessas e outras dicas aqui no nosso blog.

 

Você também pode gostar
Qualidade Construtiva
Qualidade Construtiva : A Nova fronteira do alto padrão
automação Residencial WI-FI
Automação residencial WI-FI : 05 motivos para você ter em sua casa
Saiba mais sobre Energia Fotovoltaica

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This